Escritor e Jornalista

Fernando Jorge

blogger-logo-small Facebook circle blue large Mail black large

Vidas de Grandes Pintores do Brasil

Um estudioso da evolução das artes plásticas nacionais, Fernando Jorge, que já nos dera um trabalho promissor como as "Notas sobre o Aleijadinho", unanimemente louvadas pela crítica, oferece-nos agora as VIDAS DOS GRANDES PINTORES DO BRASIL.

Trata-se de um verdadeiro levantamento de nosso passado pictórico, através das biografias dos nomes mais representativos de nossa arte tradicional. E um levantamento expressivo e humano, porque esses estudos, longe de se constituírem num frio repositório de dados biográficos, retratam e recriam, de maneira admirável, as existências dos nossos grandes artistas do pincel.

 

Ao mesmo tempo em que desenha os caracteres e as vidas de seus biografados, Fernando Jorge traça o seu desenvolvimento estético, faz freqüentes menções às suas obras, relacionando-as aos artistas. Assim, se é de Vitor Meireles que se fala, ouviremos também a história dos seus quadros, "Moema", "Batalha dos Guararapes", "Primeira Missa no Brasil", suas influências e repercussões, a injusta acusação de plágio que pesou sobre eles e o desgosto do pintor inconformado. Se de Belmiro de Almeida, o escândalo que causou a sua" A Manuela", que a Sociedade dos Artistas Francêses recusou, sob a alegação de ser "contraire à Ia morale". Se de Bordalo Pinheiro ou de Belmonte, iremos travar conhecimento não apenas com os dois conhecidos caricaturistas, mas também com as imortais personagens que criaram, com o "Zé' Povinho" e com o "Juca Pato', críticos e heróis populares.

Com estas VIDAS DOS GRANDES PINTORES DO BRASIL Fernando Jorge atinge, pois, plenamente o objetivo almejado. Consegue estabelecer um perfeito elo de aproximação entre leitor e biografado. E, fazendo-o, realiza obra além de literária, patriótica, pois ao convívio do público toda uma seqüência de exemplos magníficos de devota.

4515453324_207x294.jpg

Copyright  2013 Fernando Jorge. Todos os direitos reservados.