Escritor e Jornalista

Fernando Jorge

blogger-logo-small Facebook circle blue large Mail black large

você é o visitante:

Vidas de Grandes Pintores do Brasil

Um estudioso da evolução das artes plásticas nacionais, Fernando Jorge, que já nos dera um trabalho promissor como as "Notas sobre o Aleijadinho", unanimemente louvadas pela crítica, oferece-nos agora as VIDAS DOS GRANDES PINTORES DO BRASIL.

Trata-se de um verdadeiro levantamento de nosso passado pictórico, através das biografias dos nomes mais representativos de nossa arte tradicional. E um levantamento expressivo e humano, porque esses estudos, longe de se constituírem num frio repositório de dados biográficos, retratam e recriam, de maneira admirável, as existências dos nossos grandes artistas do pincel.

 

Ao mesmo tempo em que desenha os caracteres e as vidas de seus biografados, Fernando Jorge traça o seu desenvolvimento estético, faz freqüentes menções às suas obras, relacionando-as aos artistas. Assim, se é de Vitor Meireles que se fala, ouviremos também a história dos seus quadros, "Moema", "Batalha dos Guararapes", "Primeira Missa no Brasil", suas influências e repercussões, a injusta acusação de plágio que pesou sobre eles e o desgosto do pintor inconformado. Se de Belmiro de Almeida, o escândalo que causou a sua" A Manuela", que a Sociedade dos Artistas Francêses recusou, sob a alegação de ser "contraire à Ia morale". Se de Bordalo Pinheiro ou de Belmonte, iremos travar conhecimento não apenas com os dois conhecidos caricaturistas, mas também com as imortais personagens que criaram, com o "Zé' Povinho" e com o "Juca Pato', críticos e heróis populares.

Com estas VIDAS DOS GRANDES PINTORES DO BRASIL Fernando Jorge atinge, pois, plenamente o objetivo almejado. Consegue estabelecer um perfeito elo de aproximação entre leitor e biografado. E, fazendo-o, realiza obra além de literária, patriótica, pois ao convívio do público toda uma seqüência de exemplos magníficos de devota.

4515453324_207x294.jpg

Copyright  2013 Fernando Jorge. Todos os direitos reservados.