Escritor e Jornalista

Fernando Jorge

blogger-logo-small Facebook circle blue large Mail black large

você é o visitante:

As Mãos

"Fernando Jorge é um escritor que traz, no seu alforje, um mundo de fatos curiosos para transmiti-los aos seus leitores, preocupado em enriquecer a sua mensagem em todas as fontes da História e da Cultura, e dono de um estilo onde a fidalga lhaneza jamais se confunde com a vulgaridade do lugar-comum, sempre na emboscada, a fim de tocaiar o incauto.

Nele não se vislumbra o prosador metafísico, paradoxal, dos que, como Unamuno, julgam que não é obrigação do escritor pôr-se ao alcance do público, porém obrigação do público guindar-se à altura do escritor.

Fernando Jorge, com o senso da responsabilidade literária, é dos que não ignoram, como Oscar Wilde, que "é infinitamente mais difícil redigir um bom catálogo do que escrever uma ruim novela". Daí o apreço em que tem a exata significação dos vocábulos, o horror ao afetado, ao corriqueiro, a inatacável probidade do consulente, em busca dos informes nas fontes idôneas.

Fascinado pela tonalidade quente das imagens que, em algumas páginas deste ensaio sobre as mãos, se revestem de formas mais densas, mais consistentes, na vivacidade dos contrastes, no jogo das analogias e semelhanças, consegue exprimir-se com a espontaneidade, rica de matizes, daqueles beneditinos da Idade Média que sabiam, com artes de feiticeiros, transportar os sete véus do arco-íris para um minúsculo retângulo de marfim ou pergaminho.

O curioso, porém, é que no seu estilo viril, desartificioso, sem torcicolos nem chanfraduras, antes de uma singeleza cativante, se encontra o artista com o dom de expressar-se, numa riqueza de gamas, liberta dos ardis da especiosidade, em que, como numa festa melódica, as notas musicais bailando, sobem e descem, vão e voltam, para o embevecimento dos leitores." S. J.

4515453654_217x243.jpg

Copyright  2013 Fernando Jorge. Todos os direitos reservados.